segunda-feira, 4 de maio de 2009

TRATAMENTO DE ESGOTO

Biorremediação, é o tratamento biológico das águas descartadas da casa.O tratamento com biorremediação tenta reproduzir sistemas biológicos naturais, isto é, não utiliza reagentes químicos, maquinários ou energia elétrica e não gera odores desagradáveis. Também enriquece o jardim com variedade de plantas e acaba atraindo fauna diversificada.

Abaixo, cópia do projeto utilizado na casa






De inicio as águas descartadas são tratadas como em qualquer outra residência, passando por caixas de gordura, caixas de inspeção, fossa séptica e filtro anaeróbio e só depois passando pelos filtros de junco. Ao chegar aos tanques de zona de raízes passa por um tratamento físico (filtragem por ação dos pedaços de telha cerâmica), químico (a planta seqüestra e fixa o nitrogênio e o fósforo) e biológico (as bactérias presentes na zona de raízes da planta se alimentam da matéria orgânica). Podem ser usados diversos tipos de plantas, a planta utilizada será da família das juncáceas, espécie Zinganopsis bonariensis, conhecida como junco brasileiro. E será feita uma limpeza periódica dos tanques, com substituição do substrato, para eliminar a concentração dos poluentes.
Na nossa cidade não existe tratamento publico do esgoto, então ligar o esgoto da residência na rede de drenagem publica é só passar o problema adiante. E já que o Governo não anda fazendo a sua parte, na nossa residência decidimos assumir este compromisso de devolver as águas descartadas da melhor forma possível ao nosso planeta. Assim tendo um sistema de esgoto totalmente independente, que nunca será ligado a rede de drenagem publica.
Como somos responsáveis pela água que consumimos também temos que ser responsáveis por despoluir estas águas utilizadas.