segunda-feira, 4 de maio de 2009

TRATAMENTO DE ESGOTO

Biorremediação, é o tratamento biológico das águas descartadas da casa.O tratamento com biorremediação tenta reproduzir sistemas biológicos naturais, isto é, não utiliza reagentes químicos, maquinários ou energia elétrica e não gera odores desagradáveis. Também enriquece o jardim com variedade de plantas e acaba atraindo fauna diversificada.

Abaixo, cópia do projeto utilizado na casa






De inicio as águas descartadas são tratadas como em qualquer outra residência, passando por caixas de gordura, caixas de inspeção, fossa séptica e filtro anaeróbio e só depois passando pelos filtros de junco. Ao chegar aos tanques de zona de raízes passa por um tratamento físico (filtragem por ação dos pedaços de telha cerâmica), químico (a planta seqüestra e fixa o nitrogênio e o fósforo) e biológico (as bactérias presentes na zona de raízes da planta se alimentam da matéria orgânica). Podem ser usados diversos tipos de plantas, a planta utilizada será da família das juncáceas, espécie Zinganopsis bonariensis, conhecida como junco brasileiro. E será feita uma limpeza periódica dos tanques, com substituição do substrato, para eliminar a concentração dos poluentes.
Na nossa cidade não existe tratamento publico do esgoto, então ligar o esgoto da residência na rede de drenagem publica é só passar o problema adiante. E já que o Governo não anda fazendo a sua parte, na nossa residência decidimos assumir este compromisso de devolver as águas descartadas da melhor forma possível ao nosso planeta. Assim tendo um sistema de esgoto totalmente independente, que nunca será ligado a rede de drenagem publica.
Como somos responsáveis pela água que consumimos também temos que ser responsáveis por despoluir estas águas utilizadas.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

AQUECEDOR SOLAR COM DESCARTÁVEIS

Esta foto foi tirada na casa do Sr. Rogério, aqui em Tubarão, próximo a Unisul, onde ele já utiliza há vários anos as placas para aquecimento da água de sua casa e também ampliou este benefício aos seus inquilinos, que moram ao lado de sua residência.



Vamos fabricar as placas solares para o aquecimento da água, feito de PVC, garrafa PET e caixa Tetra Pak, é um projeto que em minha opinião utiliza muito bem a prática dos 4 R´s, este projeto foi desenvolvido pelo Sr. José Alcino Alano e família que foi ganhador do “Premio Super Ecologia 2004 Categoria ONG”.
A fabricação das placas é uma forma direta de reciclar garrafas PET transparentes e caixas de leite Tetra Pak, porque não vão passar por nenhum processo industrial, os materiais após o consumo passam por um processo de higienização e depois são preparados para serem utilizados na confecção das placas.
Caixas de leite, aqui em casa, até bem pouco tempo atrás, o consume diário era de 03 caixas ao dia, agora que as crianças não estão mais tomando mamadeira consumimos menos leite ao dia, mais colocando no lápis, eram:
03 caixas ao dia
90 caixas no mês
1080 caixas no ano
No projeto vamos utilizar somente 350 caixas, então não foi tão difícil de fazer as coletas das caixas Tetra Pak. Bem que as caixas também vão ser utilizadas para fazer o isolante térmico do forro da casa, mais isto é outra historia.
Garrafas PET, vamos utilizar garrafas de Coca-Cola de dois litros, porque o designer da garrafa não deixar sair o calor entre as garrafas, em razão da dilatação entre as mesmas, assim mantendo uma maior eficiência das placas. Serão utilizadas 350 garrafas.
Se você quiser saber mais sobre o projeto do aquecedor solar, acesse o manual
e se você gostar, passe esse link para os seus conhecidos e divulgue este idéia. Para quem já tem uma casa pronta pode fazer adaptação para a instalação, sem ter que trocar qualquer encanamento de PVC já existente, e sem esquecer que você vai estar ajudando o planeta utilizando a energia solar e poupando a energia eletrica ou a gás, que geralmente são utilizadas para aquecer a água.

terça-feira, 28 de abril de 2009

CISTERNA COM ÁGUA POTÁVEL

O projeto da Cisterna: Foi desenvolvido para fazer a água da chuva se tornar potável, assim sendo utilizada por toda a casa, podendo até beber e fazer comida. O projeto foi aprovado pela concessionária que fornece água na cidade e pela prefeitura.
As águas das chuvas vão ser coletadas pelas calhas e vão passar por um “Dispositivo de desvio das primeiras águas das chuvas” depois vão passar por um “Filtro de Tratamento Biológico” e indo depois para a cisterna, antes da água ir para a Caixa da Água vai passar por um “Sistema de filtragem com raios UV”.

Dispositivo de desvio automático das primeiras águas das chuvas
É apenas um pequeno tanque para o qual são desviadas automaticamente as primeiras águas de cada chuva, simplesmente através de um tê intercalado na tubulação de entrada do filtro, que deriva para este pequeno tanque as águas de lavagem da superfície de captação. Como o tanque de desvio permanece totalmente fechado, quando o telhado está lavado ele enche e só então é que a água de melhor qualidade vai para o filtro. O fecho hídrico dispensa bóias ou outros artifícios. Depois da chuva, e antes que se acumule sujeira na superfície de captação, o tanque de desvio deve ser esvaziado, através de uma tubulação de descarga, que novamente fechada deixa o dispositivo pronto para o desvio automático das primeiras águas da próxima chuva.

Filtro de Tratamento biológico –Zona de Raízes – Junco
A água é filtrada no sistema radicular através da formação de bactérias que consomem a matéria orgânica, eliminando a contaminação bacteriológica (coliformes fecais), e metais pesados.
O Sistema de tratamento filtra e retira os materiais em suspensão dissolvidos na água, tanto no sentido horizontal quanto no vertical, dessa forma a água percola todo o leito filtrante, a planta utilizada é da família das juncáceas, espécie Zinganopsis bonariensis, conhecida como junco brasileiro.

Sistema de filtragem com Raios Ultra Violeta
Para garantir a potabilidade da água o sistema consta com um Filtro de raios UV – ultra violeta, que esteriliza a água que passa pelo filtro, a instalação é feita em um painel de controle para manutenção e limpeza da lâmpada, logo após vai para o reservatório superior.

Abaixo copia do projeto do Filtro de Junco, que vai ser utilizado antes da Cisterna


sábado, 25 de abril de 2009

17/agosto/2008

Caiu um pedaço do muro de trás, foi chutado e caiu, não estava nas melhores condições de fabricação.